alvaro tapia hidalgo on Visualhunt / CC BY-NC-ND
JOÃO LUIZ VIEIRA* –
Como se sabe, o governador de São Paulo, João Doria, mandou recolher uma apostila (que ele chamou de livro didático) sobre sexualidade da rede estadual de ensino a alunos do 8º ano, que têm por volta de 14 anos. Nas redes sociais, o tucano afirmou ter sido alertado de um “erro inaceitável” na obra. Só não disse qual, mas fez supor que seria uma “apologia” à “ideologia” de gênero, termo jamais usado entre cientistas ou educadores sexuais, como eu.
O termo é, porém,frequentemente utilizado por segmentos da direita que criticam menções a gênero e sexualidade nas escolas. Mesmo sem citar o governador tucano, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) também usou o Twitter para fazer críticas a essa falácia. Dito isso, segue o relato de uma professora da rede pública de ensino, cientista da sexualidade, como eu, sobre um episódio ocorrido na tarde deste 3 de setembro de 2019:
“Hoje recolheram apostilas da escola porque havia um texto sobre gênero. Estava com uma uma turma do 8º ano, alguns dos alunos gays, outras lésbicas e uma menina que não sabe se é trans porque desconhece o assunto até agora. Daí fui trabalhando o assunto mesmo antes de chegar a apostila.
Quando avisei que iria falar sobre esse assunto hoje ficaram super ansiosos porque, finalmente, entenderiam melhor sobre sexualidade. Eu ia passar o filme ‘Tomboy’ e ‘Orações para Bobby’ para discutir a respeito. Já tinha falado sobre o papel de gênero, tempo-local- espaço e essa turma é bem crítica sobre o papel homem/mulher e diferenças de uma maneira geral, por isso queriam saber mais. Têm entre 14 e 15 anos.
Daí, durante a aula, a coordenadora entrou na sala, comigo lá. Pediu para eu entregar, urgentemente, as apostilas. Os alunos não sabiam o porquê disso, mas começaram a se mexer. Iam entregar. Daí falei o motivo que precisariam entregar (a ordem do governador). Nisso, guardaram, bem discretamente, a apostila nas mochilas e falaram pra coordenadora que tinham esquecido em casa. Não entregaram.
O que aconteceu depois foi que a diretoria de ensino ligou nas escolas estaduais (todas) mandando recolher as apostilas com urgência e levar lá amanhã. Tipo censura mesmo. Os alunos que não quiseram entregar e foram ameaçados. Nunca havia passado por uma situação de censura em que livros fossem recolhidos. Em 25 anos como professora”.
A propósito, tenho a apostila. Qual seria o incômodo em falar sobre a UNIDADE TEMÁTICA: VIDA E EVOLUÇÃO?
“A unidade temática Vida e evolução propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta. Outro foco dessa unidade é a percepção de que o corpo humano é um todo dinâmico e articulado, e que a manutenção e o funcionamento harmonioso desse conjunto dependem da integração entre as funções específicas desempenhadas pelos diferentes sistemas que o compõem.
Objetos do conhecimento proposto para o 3º bimestre: Processos reprodutivos e Sexualidade.
• Adolescência e Sexualidade; • Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e AIDS; • Sexualidade humana • Diversidade sexual”.
Querendo, tenho o PDF inteiro da apostila.
Foto: Bianca Vasconcellos
*João Luiz Vieira, 51, é jornalista, roteirista, letrista e educador sexual, ou sexólogo, como preferir. Ele tem dois livros lançados como coordenador de texto: ‘Sexo com Todas as Letras’ (e-galáxia, fora de catálogo) e ‘Kama Sutra Brasileiro’ (Editora Planeta, 176 páginas),e é sócio do canal de youtube Sexo Sem Medo. Interessado em palestras sobre aspectos gerais ou específicos da sexualidade, por gentileza procurar Vitor Bastos (portal http://tambor.biz/) ou Tate Costa (tate.costa@gmail.com).
Homem, idade não revelada, nascido de um homem e uma mulher altamente erotizados. hoje pensa e vive para isso, além de trocar ideias sobre o tema. ou será que ele escreve sobre outra pessoa, é tudo ficção ou só exagero? ou não? quem sabe que se cale.
JOÃO LUIZ VIEIRA - Segunda-Feira
ROSOSTOLATO - Segunda-Feira
ALANA LIAL - Terça-Feira
LUIZ FERNANDO UCHOA - Quarta-Feira
MARCHESA DE SADI - Quinta-Feira
HEITOR WERNECK - Quinta-Feira
MARCIA ROCHA - Sexta-Feira
DIÁLOGOS COM MAMÃE - Sábado
Comentar