Tig . on VisualHunt / CC BY-NC-SA
JOÃO LUIZ VIEIRA* –
O nome dela é Ana Verônica Ned Pinto, mas a primeira coisa que ela me disse quando a conheci foi: ‘Verônica é um nome enorme, maior que eu. Me chame de Veca’. Entendi com quem estava falando nessa frase. Não estava diante de mais um indivíduo que se sente vitimizado ou ressentido, que exige do mundo uma gorjeta pelo que é ou pelo que sofreu. Eu, como ela, faço parte da minoria oprimida, mas vida é rio, portanto, sigamos. Depois da pedra tem curva, adiante uma cachoeira, até mar. Não reclame da pedra.
Veca nasceu com menos de 1,50 m, fora dos padrões. Mas, afinal, o que é um (e quem define) um padrão? Mesmo que às vezes ela esteja menor que seu raio de visão, Veca existe, trabalha, estuda, faz sexo e não leva desaforo para casa, não adaptada para seu tamanho. Ela não faz de sua estatura mínima, que ela não revela nem se a enfiarem dentro de um buraco de um canhão de circo, motivo de barganha. É apenas uma característica. Poderia ser homossexual, canhota, albina, gigante. Tanto faz. Seria. Característica é ter e, não, querer.
Veca é apenas uma mulher pequena, como ela diz. Se poderia chamá-la de anã? Depende do tom. A moça é tão ‘psicanalizada’ que sequer fala tanto assim do pai, o cantor Nelson Ned (1947-2014), uma das maiores vozes da História. Ela sabe, porém, que ser filha dele lhe garantiu alguns privilégios que outros pequenos não têm.
Publicitária, atriz e cantora, Veca estreou uma webserie no YouTube, dirigida por Felipe Kurc, que está agitando o mercado: ‘Fale com Veca’. Conversamos sobre tudo nesta entrevista. Até sobre sexo. Parênteses. Não venha me dizer que só pessoas com mais de um metro e meio fazem sexo que, nesse caso, eu só tenho uma coisa a indicar: um centro de umbanda.
PPQO – Por que você sonha em filmar com Pedro Almodóvar? Em qual filme gostaria de estar e por qual motivo?
Veca – Porque ele tem a pegada que acredito ser louca, de tão honesta. A verdade nua e cruá transformada em arte. Com cores berrantes, personagens biográficos e cheios de desejos!! Adoro!!
PPQO – Como tem sido a repercussão do ‘Fale com Veca’? O que as pessoas mais comentam?
Veca – Tamo bem, ‘Grazadeus’. Tamo só no sapatinho, que eu até prefiro. Acredito nos pequenos começos. As pessoas sindicastes entendendo a proposta, de incluir esse universo dos pequenos, além do lance do Almodóvar, que tá um bafo. Recebo mil indicações! (ahahah!!!) O povo tá abraçando meu sonho junto comigo!!
PPQO – Apesar das limitações físicas, você acredita que por ser filha de Nelson Ned é uma privilegiada ou isso é lenda urbana?
Veca – Super privilegiada. Abençoada, eu diria!!! Ele foi desbravador, né, mano? Muito digno, ele nos ensinou muito de como se projetar no mundo dos gigantes!
PPQO – Você já disse que para uma pessoa pequena tudo é longe, grande, duro e comprido. Como lida com essas dificuldades na prática?
Veca – Lido na garra!!! Porque estou num mundo que não foi feito pra mim. Há cada situação na vida que é foda. Daí pego meu caminhãozinho e faço várias viagens! E todas com ‘emoção’, como diz o ‘homi’ nas dunas em Natal. (haha)
PPQO – Se eu lhe chamar de anã eu a ofendo? O que mais lhe irrita no tratamento dos outros com você?
Veca – Na verdade, o que ofende é o tom no qual você me chama. Se eu sentir que esse tom foi preconceituoso, afe, vai dar bafo!!! O que mais me irrita são as atitudes de discriminação. E nem precisa ser comigo, viu? Dou barraco com qualquer um. Fico louca!
PPQO ocê também disse que não gostaria de ter filhos porque não quer que eles sofram as dores diárias que sente. Que dores são essas e como se livra delas?
Veca – Eu tenho um tipo de nanismo que tem muitas deformidades nas articulações. Era para eu ter ficado grande, por exemplo. Daí, por algum motivo, deu uma embolada, e essa ‘embolice’ dói muto. É a parte chata do negócio. Eu faço de um tudo: fisio, acupuntura, pilates, RPG, ioga, jazz, pompoarismo!!! O que me indicam eu faço! O meu ortopedista é um santo!!! É Deus no Céu, Ned pai do lado, e esse ‘hômi’ aqui na Terra!!!
PPQO – As pessoas ainda acreditam que pessoas pequenas não fazem sexo? Como lida com essa questão?
Veca – (hahahaha) Povo é besta, né? Acredito que alguns pensam nisso porque estão num certo misticismo: que somos de brinquedo, que dormimos em mini camas, numa casinha linda, cheia de cogumelos, numa floresta muito distante. PARA. Dentro desse contexto, não dá pra imaginar uma noite de sexo tântrico mesmo, né? Mas eu boto o pé do povo no chão, viu? Os mais curiosos vão continuar morrrrendo de curiosidade!!!
PPQO – Você já disse que é paquerada por homens de tamanho convencional. Que técnica de sedução é infalível pra você? Aliás, está namorando?
Veca – (hahahahaha) Um dia eu tava na maior sofrência, e um amigo, que era bem gordão, ou seja, bem esfolado na vida, me ensinou que ‘a mulher não precisa ser gostosa, ela tem que PENSAR gostoso!’. Isso mudou a minha vida!!! Foi libertador. Agora, eu xaveco muito, né? E como diz outro amigo: ‘você num é do mal, você só num vale nada mesmo!’. Amo meu ‘zamigxs’!
PPQO – Você acha que está se tornando uma espécie de porta-voz dos pequenos? Se sim ou se não, por quê?
Veca – Não! Até porque num faço a linha ativista, sabe? O que eu acredito, espero e busco é atingir o coração das pessoas, independente do tamanho delas. Para que possam se amar, se aceitar, se reinventar e ser feliz, dentro das suas realidades!!! Se eu conseguir isso, já valeu a pena ter existido!
PPQO – Ser ‘psicanalisada’ é o segredo do seu sucesso?
Veca – Nósinhora!!! Eu amo a Doutora Paula. Já tive alta, mas vivo querendo voltar!! (risos) Coitada!!! Agora faço coaching. Com ela, lógico!!! Todo mundo tem que fazer análise ou terapia. Porque a gente tem que resolver com a gente. O que fizerem com a gente é ‘responsa’ nossa!!! É difícil, dói, mas tem que fazer para ser livre. Muitas vezes dá gente mesmo!!!
PPQO – O que vem de novo por aí em 2016 no teatro, no cinema ou na TV?
Veca – Vixe, tantas oportunidades que nem sei como vou administrar, mas eu tô amando fazer cinema! Câmeras, luzes, é um universo que quero pra mim pra sempre!!” A weberie ‘Fale com Veca’ é um presente do Cosmos, de Deus e de todo mundo que mora no céu. Sou só gratidão!!!
Aqui os dois episódios que foram ao ar até este momento:
E, para quem o esqueceu ou não o conhecia, o pai de Veca:
*João Luiz Vieira, 46, é jornalista, roteirista, letrista e educador sexual, ou sexólogo, como preferir. Ele tem dois livros lançados como coordenador de texto: ‘Sexo com Todas as Letras’ (e-galáxia, fora de catálogo) e ‘Kama Sutra Brasileiro’ (Editora Planeta, 176 páginas). Se estiver interessado em palestras sobre aspectos gerais ou específicos da sexualidade, favor procurar Caíco de Queiroz + Agentes Associados (www.caicodequeiroz.com.br) ou pelo e-mail comercial3@caicodequeiroz.com.br.
Homem, idade não revelada, nascido de um homem e uma mulher altamente erotizados. hoje pensa e vive para isso, além de trocar ideias sobre o tema. ou será que ele escreve sobre outra pessoa, é tudo ficção ou só exagero? ou não? quem sabe que se cale.
JOÃO LUIZ VIEIRA - Segunda-Feira
ROSOSTOLATO - Segunda-Feira
ALANA LIAL - Terça-Feira
LUIZ FERNANDO UCHOA - Quarta-Feira
MARCHESA DE SADI - Quinta-Feira
HEITOR WERNECK - Quinta-Feira
MARCIA ROCHA - Sexta-Feira
DIÁLOGOS COM MAMÃE - Sábado
Comentar